Home
 / 
Blog
 / Certificação IP e Graus de Proteção

Certificação IP e Graus de Proteção

Por João Luzzi
19 de julho de 2022

A certificação IP é a classificação de resistência de um item à entrada de poeira e umidade.

Quais itens possuem Certificação IP?

Os dispositivos eletrônicos fazem parte da nossa rotina, e assim como nós, estão expostos aos diversos fatores externos. Eles são os principais interessados nesta classificação. Para atestar a qualidade da preservação interna de um produto, a IEC (International Electrotechnical Commission) criou uma classificação especial chamada IP (Ingress Protection). Cada produto é encaixado em uma classe IP XX, onde o primeiro número indica a proteção para objetos sólidos, e o segundo, para líquidos.

A Toli Distribuidora trabalha com diversos produtos com classificação IP em seu catálogo.

Como é definido o código de classificação IP?

Os números variam de acordo com a resistência da vedação, como por exemplo, em objetos sólidos, segue-se esta indicação:

Já para a proteção contra líquidos, segue-se esta ordem:

Um exemplo desta classificação é o IP69K, focado em áreas que precisam de proteção extra contra alta pressão e alta temperatura. Os principais usos deste tipo de material são máquinas móveis e indústria alimentícia, que necessitam do sistema CIP (cleaning in place) de limpeza.

Principais requisitos para classificações IP

Para cumprir tais requisitos e serem certificados com IP69K, o produto deve resistir a qualquer entrada de água nos seguintes testes: Posicionar o produto em uma mesa rotativa a 5 voltas por minuto, com jatos de água entre 100mm e 150mm do produto, de diversos ângulos, com no mínimo 40 segundos por cada ângulo. A água deve estar a 80º com pressão igual ou superior a 80 bar, com vazão de 14 a 16 litros por minuto.

A linha OSRAM LEDriving possui alguns itens com certificação IP, IP67 e IP69K

Outros exemplos de classificação IP:

IP44: Proteção contra partículas sólidas com diâmetro superior a 1mm no recinto

IP54: Comumente usado em controladoras de semáforo, por sua habilidade em proteger equipamentos elétricos de respingos de água em dias de chuva.

IP55: Os acabamentos disponíveis incluem coberturas líquidas e em pó, anodização e alodinização (com alodine, em peças metálicas de avião).

IP65: Para móveis externos, quando precisa de proteção contra a água.

Para trazer essas classificações para o nosso dia a dia, a maioria dos smartphones, tablets e aparelhos “touch” à prova d’água, enquadram-se na classificação IP68, ou seja, são protegidos contra poeira e à prova d’água, em geral até 3 metros de profundidade. Já os que são IP67, embora também sejam protegidos contra a poeira, suportam “apenas” 1 metro de profundidade por, no máximo 30 minutos.

A linha OSRAM LEDriving possui produtos IP67 e IP69K.

De qualquer forma, as classificações indicam os limites de exposição dos aparelhos, e não são “recomendações de uso”. O mau uso, em via de regra, causa danos ao produto, que muitas vezes não são cobertos pela garantia.

Por fim, a classificação IP é uma importante ferramenta para detecção e melhoria na conservação e melhoria dos produtos. Sempre verifique esta informação antes de “testar as possibilidades” dos seus equipamentos. Isso pode lhe ajudar a prolongar a vida dos seus produtos indefinidamente.

Destaques

Confira outros posts

Vonixx no seu negócio
Por João Luzzi
19 de abril de 2024
Vila Velha: a 11ª Unidade Toli
Por João Luzzi
26 de setembro de 2023
magnifiercrossmenuchevron-down