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5 dicas para organizar produtos na sua loja

Por João Luzzi
5 de julho de 2022

Reunimos algumas dicas valiosas para organizar produtos. Elas são fundamentais para estabelecer os padrões na sua loja de autopeças. Divirta-se e planeje seus primeiros passos em direção à otimização do processo de compra no seu ponto fixo.

Para quem você vende?

Antes de mais nada, devemos dizer que consumidor é diversificado. Ele é interessado e busca soluções que entregam o que prometem. Isso funciona para qualquer setor, acima de tudo para autopeças. Você deve estar preparado para todo perfil de cliente.

Seu ponto de venda estabelece uma comunicação direta com seus consumidores. Nas compras presenciais, tudo começa do lado de fora. A fachada é responsável pela primeira impressão, no entanto, o processo da compra acontece na parte de dentro.

Organizar Produtos atraem mais clientes para visitá-los

5 dicas para organizar produtos na sua loja de autopeças

Bem como você imagina, existem técnicas relacionadas ao processo de compra. Estudos apontam diversas práticas de organizar produtos que auxiliam de verdade a alcançar seus resultados com mais eficiência. Elencamos 5 dicas que podem ser uma mão na roda para melhorar seu ponto de venda.

Mapeie e controle os espaços disponíveis

Sua loja é seu território. Dentro dele, você domina tudo e é responsável por todos aspectos. Conhecer o espaço físico e suas possibilidades é uma maneira eficiente de melhorar seu aproveitamento.

Isso é simples, porque você já domina a área. Contudo, é preciso ter clareza de como organizar produtos e como os espaços te ajudarão a melhorar suas vendas. No varejo de autopeças, você oferece tanto produtos leves, quanto pesados - como baterias. Você oferece tanto velas, quanto chicotes imensos. Pesos e tamanhos variam, mas você precisa apresentá-los aos seus clientes.

  • Faça um mapa da sua loja e defina o que vai em qual lugar
  • Produtos mais lucrativos em destaque
  • Itens mais buscados ficam no fim dos corredores
  • Promoções em locais estratégicos
  • Organizar produtos de acordo com a necessidade dos compradores

Níveis de visão

Seu público principal já é adulto, certo? Por isso, estando em sua loja, o cliente está exposto a estímulos sonoros, olfativos, táteis e o principal: aspecto visual. Tudo o que ele enxerga produz uma imagem da sua empresa. Essa é uma ótima maneira de aproveitar e explorar os níveis de visão.

Acima da cabeça

O esforço de olhar para cima não é cômodo, por isso recomenda-se colocar os produtos maiores, com menos detalhes, ou menos interessantes nas partes mais altas.

Altura dos olhos

Esse é o ponto quente, onde o cliente olha com mais naturalidade. Aqui devem ficar os itens com maior margem de lucro. Eles são os primeiros a serem vistos, e por isso, favorecidos para a venda.

Linha da Cintura

Quando não está olhando em frente, o primeiro ponto de interesse é logo abaixo, até a linha da cintura. Por ser comum, também é considerado um ponto nobre, como um balcão. Ali as coisas estão com acesso fácil para pegar o que gera facilidade e grande procura.

Abaixo da cintura

Aqui já é mais complicado. Quase não é possível visualizar com detalhes sem se abaixar ou focar a visão. Por esses motivos, os produtos mais procurados ficam abaixo da cintura. As pessoas normalmente já viriam atrás deles, seja por serem mais em conta, ou essenciais.

Chão

Tudo o que está no chão tem aparência de pesado. As pessoas irão evitar passar por eles, por isso deixe o caminho limpo. Aproveite o chão para organizar o caminho e sinalizar as ações ao seu cliente. Reserve esse espaço para produtos pesados e se preocupe em evitar que eles atrapalhem o caminho. Você não quer que o consumidor tropece neles.

Destaque as novidades

O seu público pode se renovar, mas não esqueça de quem sempre está na sua loja. Os clientes fiéis estão sempre em contato com sua marca e isso os torna frequentadores do seu ponto de venda. Lembre-se que todos gostam de novidades mas poucos correm atrás.

Por isso é importante dar destaque ao organizar produtos. Na Toli Distribuidora, criamos vídeos explicativos para apresentar produtos diferenciados. Por exemplo, nosso vídeo de apresentação da OSRAM, marca mundial líder em tecnologia.

Para ter mais clientes-parceiros, é preciso estar ligado. O papel do varejista de autopeças também é apresentar as novidades. Novos produtos surgem o tempo todo para atender problemas mais específicos. Acompanhar o mercado e oferecer novidades é uma forma de mostrar seu comprometimento com seu cliente. Deixar o que chegou por último em destaque é sinal de proatividade e interesse no negócio.

Mantenha os pontos organizados

Saber organizar produtos e ter disponibilidade estimulam os consumidores a comprar. Tanto quanto o asseio, nunca é demais lembrar que a organização é um pilar do ponto de venda. Estar com as linhas definidas, os produtos separados, organizados e disponíveis é fundamental para transparecer a confiança da empresa por meio do ponto de venda.

Além de mostrar qualidade da sua empresa, organizar valoriza o produto, as marcsa e o seu cliente. Todo mundo se sente bem entrando em uma loja organizada e com produtos à mão. Essa organização pode funcionar melhor ainda usando os pontos extra da sua loja.

O que são pontos extra?

Esse nome se dá aos pontos menos comuns de exposição. Os pontos extra já estão na sua loja e você não nota. Pontos extra são criados com produtos colocados estrategicamente dentro da loja de autopeças. Eles são utilizados para diversificar a exposição e despertar o interesse do consumidor conectando o produto à uma oportunidade.

Os pontos extra mais conhecidos são:
  • ilha promocional: pode ser perto do balcão, entre os corredores ou onde há maior movimento, contudo, seu destaque o torna um espaço muito disputado;

  • check stand: ou apenas frente de caixa é um excelente lugar para organizar produtos para compras de última hora, por impulso e de produtos de menor valor;

  • clip strip: uma forma de criar venda casada, unindo produtos similares para aumentar o ticket médio e o número de produtos no carrinho do cliente, assim ele se lembra da compra de um item e cria a imagem de produtos complementares;

  • ponta de gôndola: muito famoso em supermercados para organizar produtos, indica os destaques mais importantes da semana ou do mês, ofertas, e serve para ser trabalhado com o fornecedor. Sua localização é muito importante porque é o primeiro produto a ser visto e influencia na aparência das seções;

  • orelha: está logo ao lado da ponta de gôndola e é utilizada para sincronizar produtos e unir por interesse ou seção

É essencial apresentar as marcas que você vende. As queridinhas dos consumidores levam o consumidor à sua loja de autopeças. São as marcas mais famosas que garantem o maior número de vendas da loja. Uma maneira simples de reforçar marcas na sua loja é colocando-as em evidência.

Use produtos ou materiais de merchandising bem iluminados, em espaços estratégicos e de forma mais harmoniosa possível. Integre as marcas dos fornecedores à sua. O mercado de autopeças foi criado por empresas inovadoras, sérias e objetivas. Com o tempo elas foram surgindo em maior quantidade e se especializando.

Esse trabalho é reconhecido pelo mercado através das marcas e dos produtos que elas oferecem. Já sabe onde buscar as marcas mais lembradas do mercado? Falamos aqui sobre aftermarket e apontamos a pesquisa 2020 da Oficina Brasil. Algumas têm mais de um século de atividade. Reforce seus fornecedores de confiança ao seu cliente. Além de saber o que ele tem disponível, grandes marcas endossam sua empresa.

Aproveite as datas especiais

Todo início de ano é um novo início de ciclo. É importantíssimo estar atento aos eventos e datas que surgem pelo calendário para organizar produtos. Entenda sua comunidade para encontrar oportunidades de interagir e chamar seus clientes para seu PDV. Com isso, a sazonalidade torna-se uma forte aliada no gerenciamento das suas ofertas. Em uma data especial há a chance de criar um ponto extra, organizar produtos, oferecer um produto com pouco giro e interagir com seus clientes. Não falamos apenas de promoções, mas de formas divertidas de abordar as autopeças no cotidiano e despertar o interesse dos consumidores.

Como executar esse trabalho?

Organizar produtos isso é supersimples. Você e sua equipe precisam mapear as datas mais significativas, como eventos, férias, feriados, feriadões, estações do ano, eventos climáticos, etc. Coloque tudo no papel e mãos à obra. Você escolhe se a ação dura a estação inteira, um mês, uma semana ou um dia. Já pensou em uma promoção relâmpago de itens básicos como lâmpadas ou limpadores para movimentar sua marca?

Seja Toli e tenha um parceiro de negócios

Desde já, a Toli agradece seu interesse pelas nossas dicas de como organizar produtos e esperamos que elas sejam colocadas em prática. A Toli Distribuidora é a parceira ideal da sua loja de autopeças. Trabalhamos com variedade, qualidade e eficiência logística com as melhores fabricantes de aftermarket e mercado de reposição. #SEJATOLI e descubra as vantagens de um parceiro forte para o seu negócio.

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