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Fluido de Freio

Por João Luzzi
4 de setembro de 2023

Um sistema de freios eficiente depende de muitas partes. Usar fluido de freio de qualidade e sempre em ótimas condições é essencial para o sistema funcionar bem. O fluido é um líquido responsável por movimentar e pressurizas o sistema de ponta a ponta.

Na Toli Distribuidora trabalhamos com duas linhas principais: ATE e Paraflu. A Ate é uma marca alemã especialista em sistemas de freio e vem original de muitas montadoras. Hoje a ATE faz parte do grupo Continental de soluções automobilísticas. A Paraflu é uma marca brasileira, líder absoluta em aditivos para radiador e que traz a qualidade da linha para fluidos de freio.

Quem quer trabalhar com essa linha de produto e oferecer as melhores manutenções, pode contar com a Toli Distribuidora para agradar até os clientes mais exigentes. Tenha as melhores linhas na sua oficina e no seu balcão de vendas.

Para que serve o fluido de freio?

O fluido de freios é um elemento de extrema importância no sistema e muitas vezes negligenciado por todos. Ele tem o papel de transferir o movimento e força aplicados ao pedal de freio até a roda, fazendo com que o veículo pare. Nesse processo há a geração de calor, resultante do atrito entre pastilhas/lonas e disco/tambor.

Esse calor acaba afetando o fluido, que em condições ideais tende a suportar muito bem a alta temperatura. O problema é que os fluidos de freios têm a característica de serem higroscópicos, ou seja, absorvem água e com isso seu ponto de ebulição acaba sofrendo baixa considerável à medida que vão envelhecendo.

Leia nosso post sobre Aditivos Paraflu

Geralmente em torno de 12~18 meses há absorção de 3% de água, o que derruba significativamente o ponto de ebulição, podendo resultar em maior espaço percorrido para frenagem, pedal de freio com aspecto "borrachudo" e até corrosão dos componentes internos do sistema.

Para prevenir esses problemas e ter total segurança é importante fazer a substituição do fluido sempre que o mesmo atingir 12 meses de uso ou percentual de água superior a 2%. Seguir o manual a respeito do tipo de fluido utilizado também é imprescindível.

Todo fluido chega ao sistema de freios pelo conduite visível na imagem

Como verificar o nível do fluido de freio?  

O reservatório do fluido fica no mesmo compartimento do motor. É possível avaliar o nível de fluído visualmente. Os mecânicos automotivos são os profissionais mais indicados para aferir o nível do fluido de freio. Já na oficina, o mecânico deverá:

  • analisar se há alguma sujeira no reservatório;
  • verificar se há um arco de partículas pretas e se o fluido está escuro;
  • trocar o fluido se estiver escuro;
  • caso não esteja, fazer a troca do fluido de freio de dois em dois anos. 

Caso falte fluido no automóvel, você poderá ter problemas com a segurança do carro, como dificuldade na hora de frear, por exemplo. Além disso, é importante destacar que não se deve usar água para completar o fluido de freio. 

Na verdade, o acúmulo de água é um vilão para o fluido. Além disso, esse fenômeno deve ser monitorado pelo mecânico na hora da troca, pois a água contamina o fluido e altera o seu ponto de ebulição. 

Linha de Fluido de Freios Paraflu na Toli Distribuidora

Fluido de Freio DOT3

Este fluido é destinado para uso em todos os sistemas hidráulicos de freio de embreagem que recomendam o uso de um produto que atenda á especificação DOT3. É formulado com ésteres glicólicos e inibidores de corrosão de alto desempenho, oferecendo excelente resistência e estabilidade térmica com temperatura de ebulição a seco acima de 205°C e não atacando ou agredindo selos e demais componentes do sistema.

Fluido de Freio DOT4

Fluido de freio DOT4 é destinado para uso em todos os sistemas hidráulicos de freio de embreagem que recomendam o uso de um produto que atenda á especificação DOT4. É formulado com ésteres glicólicos e inibidores de corrosão de alto desempenho, oferecendo excelente resistência e estabilidade térmica com temperatura de ebulição a seco acima de 230°C e não atacando ou agredindo selos e demais componentes do sistema.

Fluido de Freio DOT4LV

Fluido de freio de baixa viscosidade, sendo destinado para o uso em todos os sistemas hidráulicos de freio e embreagem que recomendam o uso de um produto que atenda á especificação DOT4LV ou inferior.

É especialmente recomendado para sistemas de frenagem que utilizam as tecnologia ABS, TCS, ESP/DSC entre outras. É formulado a base de ésteres glicólicos e seus boratos, justamente com inibidores de corrosão de alto desempenho, oferecendo excelente resistência e estabilidade térmica com temperatura de ebulição a seco acima de 250°, protegendo selos e demais componentes do sistema.

Fluido de Freio DOT5.1

Fluido de freios de baixa viscosidade, indicado para uso em todos os sistemas hidráulicos de freio e embreagem que recomendam à especificação DOT5.1. É especialmente recomendado para sistemas de frenagem que utilizam as tecnologias ABS, TCS, ESP/DSC entre outras. É formulado a base de ésteres glicólicos e seus boratos, juntamente com inibidores de corrosão de alto desempenho, oferecendo excelente resistência e estabilidade térmica com temperatura de ebulição a seco acima de 260° C, protegendo selos e demais componentes do sistema.

Qual a diferença entre os Fluidos de Freios DOT 4 e DOT 4LV?

A diferença entre os fluidos de freios DOT 4 e DOT 4LV está na temperatura de ebulição, mas principalmente na viscosidade. O fluido DOT 4, tem seu ponto de ebulição em 230°C, enquanto o DOT 4LV tem seu ponto de ebulição a 250°C.
No que diz respeito à viscosidade, enquanto a viscosidade requerida de um fluido DOT 4 é de 1800 cSt, já a do Dot 4LV é de apenas 750 cSt. Isso, na prática, nos leva a um fluido, com um tempo de resposta menor (pois, leva menos tempo para percorrer os dutos do sistema), mais adequado a sistemas onde há ABS e outros sistemas como ACS, ESP...

Quando trocar o fluido de freio?

Assim como depende da aplicação, cada fabricante tem um prazo de garantia. Quem trabalha com linha pesada em construções tem uso mais intenso se comparado a quem trabalha com linha pesada na estrada. Quanto maior a incidência do uso do freio, maior o cuidado e a regularidade das manutenções. Por isso elencamos os principais pontos de cuidado:

Vazamento ou contaminação

Aquela poça no chão da garagem pode indicar muita coisa. Como o freio tem diversos pontos, é importante conhecer o sistema. Reconhecer a cor do fluido ajuda a indicar a origem do vazamento.

Um sistema contaminado por água, por exemplo, perde parte da sua eficiência. As contaminações no fluido de freio podem surgir ao longo de todo sistema, então tão importante quanto o fluido, é trocar qualquer componente danificado previamente.

Algumas vezes um vazamento ou contaminação de fluido de freio só é identificado na revisão de rotina. Esteja atento ao veículo no momento da inspeção e examine todo sistema. Um freio bem revisado é uma garantia de segurança para o condutor e os passageiros.

Prazo do fluido de freio

Tal como o tipo, cada fabricante tem um período de validade. Todas essas informações são colocadas na embalagem. Verificar a data da última troca bem como a durabilidade do produto faz parte da inspeção básica.

Saber quando trocar o fluido não é tão comum como a troca do óleo, por isso, se você não souber a data exata, é indicado trocar o fluido de freio a cada dois anos. Isso evita o desgaste prematuro do sistema, exige menos do pedal e dos componentes e garante a segurança na frenagem.

Pedal do freio

Nunca é boa notícia descobrir que o freio está com problemas. Por isso é muito importante estar ligado nessa dica. O pedal do freio tem sensibilidade, assim, qualquer alteração de força ao frear deve ser observado. Sinta se o pedal precisa ir até o fundo para atuar. Isso é sinal de ar no sistema ou até mesmo contaminação.

Caso seu carro precise de muita pressão no pedal para começar a frear, o sistema pode ter passado por desgaste ou esteja próximo da sua data de validade.

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