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17 setembro 2021

Guia completo de braços de limpador de para-brisa

Palhetas de limpador de para-brisa costumavam ser muito simples. O valor de compra e os pontos de venda, tornaram as palhetas itens muito acessíveis.

 

A falta de conhecimento faz com que o produto escolhido não seja o ideal. Por isso, alguns detalhes devem ser analisados antes da compra. Com a dificuldade de encontrar uma palheta que não trepida, não risca o para-brisa e possui boa durabilidade, o motorista precisava apenas acertar o seu tamanho e instalar no veículo que ela funcionaria.

 

Tecnologias de palhetas automotivas

Hoje em dia, existem basicamente, três tecnologias de palhetas: as palhetas convencionais, as palhetas rodo (também conhecidas como flex, slim ou silicone) e as que misturam os dois tipos: conhecidas como palhetas híbridas. Apesar das palhetas rodo serem vistas como as mais modernas e tecnológias, muitos ainda são fãs das palhetas convencionais, que de fato funcionam muito bem e ainda equipam muitos carros 0 km.

 

Tipos de encaixe

Aqui, queremos te ajudar a encontrar a palheta certa de acordo com o encaixe do seu limpador. Independente da tecnologia, a primeira necessidade é encontrar o limpador que conecte-se ao braço. Até pouco tempo atrás, os limpadores de para-brisa possuíam encaixes simples. Apenas três conexões cobriam quase todos os carros da frota brasileira.

Os encaixes de limpadores de para-brisa eram 3: gancho, sela e baioneta. O tipo Gancho, era de longe o encaixe mais comum, equipando de fábrica até hoje muitos dos carros.

Engates de limpador de para-brisa

Para as palhetas com encaixe tipo gancho, basta decidir qual tipo de tecnologia de construção da palheta que se quer utilizar: se é a convencional, rodo ou híbrida.

Novos tipos de encaixe de palhetas

A partir do início dos anos 2010, as montadoras começaram a produzir braços com conexões cada vez mais diferentes. Isso dificultou o processo, e a aquisição de limpadores se transformou numa tarefa complexa.

Saber o ano e modelo do veículo não é o suficiente para acertar na reposição da peça. Afinal hoje em dia é comum que dois carros, do mesmo modelo, e produzidos no mesmo ano possuam encaixes totalmente diferentes. Isto porque o engate varia de acordo com o fabricante original de montadora, e muitas vezes no mesmo projeto de automóvel há mais de um fabricante envolvido na produção.

Desta forma uma montadora, por exemplo a Volkswagen, pode ter em seu projeto do Virtus o sistema da Dyna e Bosch juntos. E variar a compra entre estes dois fabricantes, de acordo com o momento e a licitação. Também é normal que muitos fabricantes OEM fabriquem o mesmo produto, e por isso cada um chama do seu jeito.

Guia de Limpadores de Para-Brisas Toli

Nesta imagem estão os 17 modelos diferentes de encaixe de limpador que estão nos catálogos dos maiores fabricantes e importadores de palhetas. Para facilitar a comunicação interna, na Toli, os tipos de encaixes de limpadores iniciam com a letra T. Esta simplificação otimiza o processo de busca pois não se limita a nomenclatura de um só fabricante.

Como há muitos tipos de encaixe, diversos fabricantes lançaram para o mercado linhas de palhetas que são acompanhadas de uma série de adaptadores para que um código só possa ser aplicado em veículos diferentes. É o caso da linha Slim Plus da Dyna, da linha Evollution da Valeo e da linha Aerotwin da Bosch.

Toli Engates Bosch AeroTwin

Nas imagens das palhetas no catálogo que é disponibilizado aos clientes da Toli, além da tabela completa de aplicações e códigos de referência vinculados à peça, há também a especificação do encaixe para o qual cada adaptador serve.