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Guia de Limpadores: braços de limpador de para-brisa

Por João Luzzi
17 de setembro de 2021

Vamos te ajudar a encontrar a palheta certa com nosso Guia de Limpadores. Um dos motivos da confusão é a falta de conhecimento. Por isso, alguns detalhes devem ser analisados antes da compra.

Esperamos que acabe sua dificuldade de encontrar uma palheta que não trepida, não risca o para-brisa e possui boa durabilidade. Você, motorista, precisa apenas acertar o seu tamanho e instalar no veículo. Para isso, conte com o Guia de Limpadores Toli Distribuidora.

Tecnologias de palhetas automotivas

Hoje em dia, existem basicamente, três tecnologias de palhetas: as palhetas convencionais, as palhetas rodo (também conhecidas como flex, slim ou silicone) e as que misturam os dois tipos: conhecidas como palhetas híbridas. Apesar das palhetas rodo serem vistas como as mais modernas e tecnológias, muitos ainda são fãs das palhetas convencionais, que de fato funcionam muito bem e ainda equipam muitos carros 0 km.

Assista aqui como escolher a palheta certa para seu veículo.

Tipos de encaixe

Aqui, queremos te ajudar a encontrar a palheta certa de acordo com o encaixe do seu limpador com nosso Guia de Limpadores. Independente da tecnologia, a primeira necessidade é encontrar o limpador que conecte-se ao braço. Até pouco tempo atrás, os limpadores de para-brisa possuíam encaixes simples. Apenas três conexões cobriam quase todos os carros da frota brasileira.

Os encaixes de limpadores de para-brisa eram 3: gancho, sela e baioneta. O tipo Gancho, era de longe o encaixe mais comum, equipando de fábrica até hoje muitos dos carros.

Para as palhetas com encaixe tipo gancho, basta decidir qual tipo de tecnologia de construção da palheta que se quer utilizar: se é a convencional, rodo ou híbrida.

Novos tipos de encaixe de palhetas

A partir do início dos anos 2010, as montadoras começaram a produzir braços com conexões cada vez mais diferentes. Isso dificultou o processo, e a aquisição de limpadores se transformou numa tarefa complexa. Para tanto, organizamos nosso Guia de Limpadores listando as principais fornecedoras.

Saber o ano e modelo do veículo não é o suficiente para acertar na reposição da peça. Afinal hoje em dia é comum que dois carros, do mesmo modelo, e produzidos no mesmo ano possuam encaixes totalmente diferentes. Isto porque o engate varia de acordo com o fabricante original de montadora, e muitas vezes no mesmo projeto de automóvel há mais de um fabricante envolvido na produção.

Desta forma uma montadora, por exemplo a Volkswagen, pode ter em seu projeto do Virtus o sistema da Dyna e Bosch juntos. E variar a compra entre estes dois fabricantes, de acordo com o momento e a licitação. Também é normal que muitos fabricantes OEM fabriquem o mesmo produto, e por isso cada um chama do seu jeito.

Nesta imagem do Guia de Limpadores, estão os 17 modelos diferentes de encaixe de limpador que estão nos catálogos dos maiores fabricantes e importadores de palhetas. Para facilitar a comunicação interna, na Toli, os tipos de encaixes de limpadores iniciam com a letra T. Esta simplificação otimiza o processo de busca pois não se limita a nomenclatura de um só fabricante.

Se você gosta de Guias, vai gostar da nossa Tabela de Conversão entre Velas Bosch e NGK.

Como há muitos tipos de encaixe no Guia de Limpadores, diversos fabricantes lançaram para o mercado linhas de palhetas que são acompanhadas de uma série de adaptadores para que um código só possa ser aplicado em veículos diferentes. É o caso da linha Slim Plus da Dyna, da linha Evollution da Valeo e da linha Aerotwin da Bosch.

Nas imagens das palhetas no catálogo que é disponibilizado aos clientes da Toli, além da tabela completa de aplicações e códigos de referência vinculados à peça, há também a especificação do encaixe para o qual cada adaptador serve.

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