Home
 / 
Blog
 / Tudo sobre baterias EFB e AGM

Tudo sobre baterias EFB e AGM

Por João Luzzi
19 de junho de 2023

Existem três tipos de baterias no mercado: baterias convencionais, e as baterias especiais EFB e AGM. Elas têm a mesma finalidade e cada uma é aplicada conforme necessidade. Entre elas existem diferenças de construção e de tecnologias. É isso que vamos entender agora para você que tem dúvidas sobre as diferenças entre as baterias EFB e AGM.

Sistema Start-Stop e baterias EFB e AGM

A tecnologia Start-Stop foi desenvolvida pela indústria automobilística com o intuito de reduzir emissões de gases poluentes e consumo de combustíveis. Veículos com esta tecnologia são caracterizados por “desligar” seu motor automaticamente quando param, por exemplo, em semáforos ou em longas filas com trânsito congestionado.

O sistema Start-Stop possui particularidades que podem ser diferentes conforme o estilo de transmissão (manual ou automática) e a fabricante do veículo que a possui, porém, o que não muda é a necessidade de componentes especiais para um sistema robusto e eficiente que de conta dos diversos ciclos de partida nos quais, segundo os fabricantes, comparado com o sistema convencional, pode ser multiplicado em algumas vezes.

Sendo peça fundamental para o bom funcionamento deste sistema, as baterias utilizadas são originalmente os modelos EFB e AGM e demandam atenção, uma vez que,
não podem ser trocadas por modelos de outras tecnologias ou pelas versões convencionais
SLI-F (Starting, Lighting, Ignition, Flooded – que significa Partida, Iluminação, Ignição, Inundada).

📰 Clique aqui para ler como funciona a reciclagem de baterias chumbo-ácido.

Baterias EFB

As baterias EFB (Enhanced Floodes Batteries – Baterias Inundadas Aprimoradas) são a evolução das baterias convencionais e foram desenvolvidas para entregar desempenho e durabilidade superiores. Como diferença em comparação com as versões convencionais, os modelos EFB receberam um tratamento especial em seus componentes no qual permitem as recargas rápidas exigidas pelo sistema Start-Stop (leia mais a seguir). Os modelos EFB são encontrados em veículos de entrada, versões mais simplificadas do sistema Start-Stop que necessitam de uma menor carga e descarga.

Características das baterias EFB

  • Material de placa de alta densidade para alta resistência à corrosão;
  • Maior aceitação de carga;
  • Ciclo de vida de alta profundidade de descarga;
  • Grades expandidas forjadas com maior teor de Estanho;
  • Ideal para sistemas de cobrança de gerenciamento ativo, aplicações de alta demanda.

Baterias AGM

As baterias AGM (Absorbent Glass Mat – Manta de vidro absorvente) tem como principal característica a absorção total da solução ácida (eletrólito) em seus separadores internos e essa função permite que a bateria seja descarregada e recarregada repetidamente sem perda de desempenho, diferente dos modelos convencionais. Os modelos AGM são baterias desenvolvidas para sistema Start-Stop avançado, encontrado em veículos de luxo como BMW, Mercedes e Land Rover que necessitam de muito mais energia para suportar seus componentes e tecnologia presente nesses veículos. Exemplo: Freio regenerativo e turbo eletrônico.

Características das baterias AGM

  • Separador de lã de vidro de alta compressão;
  • Mais do que o dobro do ciclo de vida em comparação com as baterias de chumbo-ácido comuns;
  • Livre de manutenção - totalmente à prova de vazamentos e derramamentos;
  • Construção avançada - caixa de polipropileno complexa e terminais de bateria forjados a frio de alta precisão;
  • Ciclo de vida de alta profundidade de descarga;
  • Maior resistência à vibração.

Dicas para baterias EFB e AGM

Não é indicado fazer a troca de um modelo de bateria por outro. Colocar uma EFB no lugar da AGM, uma AGM no lugar da EFB ou substituir uma das duas por um modelo convencional pode acarretar em perda enérgica ou como em muitos casos, o veículo pode não reconhecer a bateria que está sendo aplicada de forma errada e não permitirá que o mesmo seja ligado. A instrução sempre será consultar o modelo indicado pelo manual do proprietário.

Deixar o carro trabalhando com o tipo de bateria incorreto pode causar danos em componentes eletrônicos, que demandam certas cargas de energia, como atuadores de câmbios automáticos. Para identificar o modelo aplicado que deve ser substituído é possível avaliar o rótulo da bateria que se encontra no veículo, nele irá constar se o modelo é EFB ou AGM.

Conheça um pouco da ACDelco.

Destaques

Confira outros posts

Vonixx no seu negócio
Por João Luzzi
19 de abril de 2024
Vila Velha: a 11ª Unidade Toli
Por João Luzzi
26 de setembro de 2023
magnifiercrossmenuchevron-down