Agilidade com o máximo em eficiência. Organização de ponta a ponta. Logística desde o pedido do cliente até o recebimento do produto em mãos. Em todo seu mix, a Toli Distribuidora atua com eficiência e segurança.
Receber um produto é o resultado final de toda logística. Todo processo é focado em planejar e executar o transporte eficiente e armazenamento de produtos ou matéria-prima. A logística da Toli Distribuidora inicia no fabricante e só acaba na loja autopeças, ou no aplicador. Para que tudo chegue no destino, é necessário uma equipe focada em entregar esse resultado.
Desde a matéria-prima até o produto final entregue e aplicado para uso, o processo envolve muitos participantes. Para entender mais sobre este funcionamento, principalmente na cadeira de autopeças, a análise inicia ainda antes do produto chegar no estoque. A logística inicia com o setor de compras, o contato da Toli com o mercado fornecedor. No caso da Toli Distribuidora, os fabricantes são os responsáveis pela produção, e os primeiros envolvidos.
O setor de compras é o responsável por este contato e a criação das primeiras demandas para a logística. A Toli distribui as peças conforme a demanda, e entrega aos clientes (lojistas ou profissionais aplicadores) com a maior velocidade e eficiência possível. Os fabricantes são os primeiros participantes. Eles são responsáveis pela produção dos itens OEM, aftermarket e peças de reposição em geral.
📦 Logística: o percurso e o tempo dos produtos nos CDs da Toli antes de chegar nas suas mãos.
Após a transformação das matérias-primas e pequenos componentes em produtos acabados, eles suprem a demanda do mercado por produtos. É então que a Toli entra no processo. Por ser um distribuidor, a empresa é responsável pelos pedidos, gestão dos diferentes itens e envio aos clientes. Ao todo, contamos com mais de 14.000 (quatorze mil) produtos. O distribuidor é o organizador da oferta e demanda do mercado.
A chegada de pedidos, a gestão do estoque e o envio aos próximos participantes precisa ser eficiente para evitar ruídos. Os itens pedidos à Toli são enviados aos varejistas ou aplicadores. Estes profissionais são responsáveis por instalar ou transformar os produtos na solução final. Todas peças que atendem a estes participantes tem origem em algum CD (Centro de Distribuição) Toli.
Por fim, os clientes finais são os usuários de automóveis - carros, máquinas ou caminhões. Pensando de forma prática, são eles - ou melhor, nós mesmos - que geram a demanda. Todo processo acontece com o objetivo de efetuar as soluções que surgem no fim de todo o processo. É buscando atender às necessidades de reparo, alteração ou substituição de peças, que a logística atua.
Dentro dos estoques de distribuidoras, as equipes precisam ter um fluxo rápido e contínuo para enviar os produtos de forma organizada e com presteza. Gerenciar espaços é um desafio importante. Organizar as demandas e alinhá-las com as expectativas dos consumidores exige um diálogo constante entre diretoria e compras.
Produtos com maior giro, provavelmente terão maior disponibilidade. Em alguns casos, para cada item vendido, existem 3 no estoque. O custo “espacial” destes recursos é alto e por isso, não é tão simples para a logística gerenciar o que entra e o que sai.
Podemos criar uma relação entre a saída (venda) de um produto e o tempo que ele permanece em estoque. Itens A são vendidos todos os dias – ou quase todos os dias – e isso faz com que seu tempo dentro do estoque seja bastante baixo. Para ilustrar, podemos pensar em um mês ou menos. Já itens B e C “esquentam mais”, ou seja, ficam mais tempo nas prateleiras. Os períodos de permanência em estoque são maiores, e sua disponibilidade tende a ser menor, uma vez que não há tanta frequência nos envios.
Eles exigem menos esforço da equipe de logística, porém também demandam espaço e ocasionalmente barram novas oportunidades. Uma das grandes forças da Toli Distribuidora é ter um grande mix de produtos em estoque. Todos estes produtos precisam chegar aos consumidores o mais pronto possível. Internamente, a logística precisa funcionar como um relógio.
Todos esses desafios fazem com que o processo de logística seja ainda mais eficiente. A exigência aumenta com o mesmo ritmo que as economias crescem. É visando isso que a Toli se preocupa em atender bem. Ou seja, a Toli procura uma alta taxa de disponibilidade para praticamente qualquer item. Se o cliente pediu, é preciso fazer chegar. É preciso estar disponível para enviar de qualquer unidade a qualquer lugar do país.
Para poder alcançar com mais eficiência e cada vez mais longe, a empresa possui 8 unidades, sendo a sede e 6 filiais. A Toli está presente no Rio Grande do Sul, nas cidades de Serafina Corrêa (sede) e Porto Alegre, Santa Catarina na cidade de Joinville, Paraná, em Maringá e Cascavel, e no estado de São Paulo nas unidades de Americana, Marília e Ribeirão Preto.