Home
 / 
Blog
 / O que é o Sensor NOX e para que serve

O que é o Sensor NOX e para que serve

Por João Luzzi
12 de junho de 2023

Para quem já trabalha com mecânica, o Sensor NOx é como uma sonda lambda para linha pesada. A peça fica localizada no escapamento de máquinas, ônibus e caminhões de diversas aplicações. Com as novas regulações, sua aplicação está sendo cada vez mais frequente.

A principal função do Sensor NOx é medir a concentração de oxigênio e óxido de nitrogênio na composição do gás de escape. Assim como a sonda lambda, ele mede e repassa essas informações para a central do veículo, fornecendo dados e capacidade de análise e melhorias. Isso o torna realmente importante para motoristas, frotistas e profissionais de reparação.

Estrutura Esquemática do Sensor NOx

A correta instalação é chave para leituras precisas. Estes sensores de escape possuem diversas especificações. Confira como o Sensor NOx se encaixa no sistema de escape de veículos Linha Pesada.

Estrutura esquemática ilustrada pela Hella

Segundo a Hella, fabricante de sensores NOx, o fluxo dos gases de escape resultante do funcionamento do motor diesel entra no catalisador de oxidação de diesel (DOC) e depois no filtro de partículas de diesel (DPF). Assim que a saturação do filtro de partículas de diesel atingir um valor predefinido, é necessário realizar uma limpeza do mesmo.

👉 Encontre produtos Hella na Toli Distribuidora

Esta regeneração do filtro de partículas é automaticamente ativada durante a marcha e monitorada pelo respectivo módulo de comando supraordenado do sistema. Além disso, os veículos podem estar equipados com um sistema SCR (redução catalítica seletiva) para a redução de óxido de nitrogênio.

Através da adição precisa de um agente redutor (AdBlue) no sistema de escape, ocorre uma reação na qual os óxidos de nitrogênio (NOx) são convertidos em nitrogênio (N2) e água (H2O). Em combinação com um catalisador de purificação (ASC), é possível converter o amoníaco (NH3) em nitrogênio (N2).

Detalhes técnicos do Sensor NOx

Na Toli, o trabalho com Sensor NOx é baseado na eficiência, qualidade e relevância das principais marcas do mercado. Por se tratar de uma novidade para um grande número de pessoas, há pouca familiaridade com a peça. Nossa equipe de profissionais especialistas tem pleno conhecimento sobre o funcionamento e descreve as principais características do sensor NOx, para termos noção do tipo de peça que estamos falando.

Tensão de alimentação24 V
Faixa de medição NOx0-1500 ppm
Temperatura de serviço NOx100ºC até 800ºC
Resistência a vibraçõesSim
Rosca do Sensor NOxM20 X 1,5
Peso Aproximado300g
Detalhes Técnicos de uma peça de Sensor NOx

Dicas sobre Sensor NOx

Por se tratar de uma peça eletrônica exposta, o sensor pode apresentar falhas. Algumas delas são por excesso de uso e sujeira. Outras podem ser motivadas por impactos ou desgastes físicos. Confiar alguns pontos para analisar quando desconfiar que o Sensor NOx não está trabalhando corretamente:

  • Mau funcionamento do motor por valores de ajuste incorretos da mistura
  • Valores insuficientes de emissão
  • Perda de energia durante o uso
  • Entupimento do filtro de partículas do Sensor NOx
  • Ajuste limitado de agente redutor (AdBlue)

Leia em breve na nossa página de produto [em construção].

Portal Toli Mobile

Criamos o Portal Toli Mobile. Nosso aplicativo é a ferramenta certa para empresas que querem ainda mais praticidade para emitir pedidos, consultar notas e analisar o perfil da empresa. Com ele, é possível estar sempre conectado à Toli e aproveitar as facilidades da mobilidade.

📲 Quer ler mais sobre o App clique aqui

O aplicativo é totalmente integrado com o tradicional Portal Toli. Os produtos, preços e carrinhos são sincronizados em tempo real. Quem já utilizava no computador, agora pode acessar tudo via celular, e vice-versa.

Toli Distribuidora App Portal Toli Mobile
Destaques

Confira outros posts

Vonixx no seu negócio
Por João Luzzi
19 de abril de 2024
Vila Velha: a 11ª Unidade Toli
Por João Luzzi
26 de setembro de 2023
Como carregar bateria
Por João Luzzi
11 de setembro de 2023
magnifiercrossmenuchevron-down