Para quem já trabalha com mecânica, o Sensor NOx é como uma sonda lambda para linha pesada. A peça fica localizada no escapamento de máquinas, ônibus e caminhões de diversas aplicações. Com as novas regulações, sua aplicação está sendo cada vez mais frequente.
A principal função do Sensor NOx é medir a concentração de oxigênio e óxido de nitrogênio na composição do gás de escape. Assim como a sonda lambda, ele mede e repassa essas informações para a central do veículo, fornecendo dados e capacidade de análise e melhorias. Isso o torna realmente importante para motoristas, frotistas e profissionais de reparação.
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A correta instalação é chave para leituras precisas. Estes sensores de escape possuem diversas especificações. Confira como o Sensor NOx se encaixa no sistema de escape de veículos Linha Pesada.
Segundo a Hella, fabricante de sensores NOx, o fluxo dos gases de escape resultante do funcionamento do motor diesel entra no catalisador de oxidação de diesel (DOC) e depois no filtro de partículas de diesel (DPF). Assim que a saturação do filtro de partículas de diesel atingir um valor predefinido, é necessário realizar uma limpeza do mesmo.
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Esta regeneração do filtro de partículas é automaticamente ativada durante a marcha e monitorada pelo respectivo módulo de comando supraordenado do sistema. Além disso, os veículos podem estar equipados com um sistema SCR (redução catalítica seletiva) para a redução de óxido de nitrogênio.
Através da adição precisa de um agente redutor (Arla) no sistema de escape, ocorre uma reação na qual os óxidos de nitrogênio (NOx) são convertidos em nitrogênio (N2) e água (H2O). Em combinação com um catalisador de purificação (ASC), é possível converter o amoníaco (NH3) em nitrogênio (N2).
Para regular as emissões NOx medidas pelo sensor, o sistema adiciona AdBlue/Arla 32 (conforme esquema acima). Arla é uma solução composta de água desmineralizada e ureia (32,5%) que é usada em veículos a diesel equipados com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva). A função do Arla é reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) nos gases de escape dos motores a diesel.
Quando o Arla é injetado no sistema de exaustão, ele se decompõe em amônia (NH₃) e dióxido de carbono (CO₂) devido ao calor dos gases de escape. A amônia então reage com os óxidos de nitrogênio no catalisador SCR, convertendo-os em nitrogênio (N₂) e água (H₂O), substâncias inofensivas para o meio ambiente. Essa tecnologia atende às rigorosas normas de emissão de poluentes em muitos países.
Arla 32 e AdBlue são essencialmente a mesma coisa. Ambos são soluções de ureia usadas em veículos a diesel equipados com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx).
Em geral, a taxa de consumo de Arla é aproximadamente 3-5% do consumo de diesel. Ou seja, para cada 100 litros de diesel consumidos, o veículo pode usar entre 3 a 5 litros de AdBlue. Essa proporção pode variar com base em diferentes fatores, como:
A maioria dos veículos modernos equipados com sistemas SCR possui sensores e sistemas de controle que ajustam automaticamente a quantidade de AdBlue injetada para garantir a eficiência na redução das emissões. Além disso, o sistema geralmente alerta o motorista quando o nível de AdBlue está baixo para que ele possa reabastecer.
Na Toli, o trabalho com Sensor NOx é baseado na eficiência, qualidade e relevância das principais marcas do mercado. Por se tratar de uma novidade para um grande número de pessoas, há pouca familiaridade com a peça. Nossa equipe de profissionais especialistas tem pleno conhecimento sobre o funcionamento e descreve as principais características do sensor NOx, para termos noção do tipo de peça que estamos falando.
Tensão de alimentação | 24 V |
Faixa de medição NOx | 0-1500 ppm |
Temperatura de serviço NOx | 100ºC até 800ºC |
Resistência a vibrações | Sim |
Rosca do Sensor NOx | M20 X 1,5 |
Peso Aproximado | 300g |
Por se tratar de uma peça eletrônica exposta, o sensor pode apresentar falhas. Algumas delas são por excesso de uso e sujeira. Outras podem ser motivadas por impactos ou desgastes físicos. Confiar alguns pontos para analisar quando desconfiar que o Sensor NOx não está trabalhando corretamente:
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