Home
 / 
Blog
 / Como carregar bateria

Como carregar bateria

Por João Luzzi
11 de setembro de 2023

Carregar bateria é um serviço essencial. Veículos precisam de baterias para funcionar. Quem é profissional sabe que em climas frios elas precisam estar ainda mais preparadas porque são mais exigidas e carregam mais de vagar. Seja pelo uso frequente ou por não carregar direito, as baterias acabam arriando. Depois disso elas só servem para reciclagem.

E então, no momento da a partida, quando mais precisamos dela, o carro não liga. Quando o problema é bateria o motorista descobre na hora e da pior maneira. Em seguida é preciso chamar um eletricista com urgência para substituir a bateria.

A Toli Distribuidora é uma distribuidora de baterias ACDelco, Durex e Energy. Já escrevemos sobre os diferentes tipos de bateria. Se estiver interessado, aproveite e leia tudo sobre baterias EFB e AGM.

Como saber a vida útil de uma bateria

Os motoristas mais acostumados, sabem como tratar bem uma bateria. Existem alguns cuidados básicos que é preciso tomar para que a vida seja ampliada, mas esses casos são excessão e não são feitos no dia a dia. Então, como saber se uma bateria está boa antes de ficar na mão?

Testador de Baterias TopDon com Impressão de Relatório
Testador de Bateria com Impressão

Testadores de bateria tem a função de fazer um diagnóstico completo da bateria e apresentar um relatório. O mesmo equipamento que faz teste da carga também testa a potência (dando a partida) e a capacidade de carregamento (com o motor ligado).

Você sabia que tem como manter as baterias mais saudáveis com placas solares? Leia o que escrevermos sobre energia limpa com Kit de Placas Solares.

Como dar a partida com bateria arriada

Você foi girar a chave ou apertou o START e o carro não ligou. Não deu nenhum sinal além da iluminação básica do veículo. O painel simplesmente acendeu e o motor de partida ficou inerte. "Se foi a bateria."

Para casos de extrema necessidade, quando não se tem um eletricista por perto ou simplesmente não dá para esperar, o motorista tem que estar prevenido. Essa prevenção se chama power bank, e ela funciona como power banks de celular. O Power Bank é uma mini bateria que garantr energia para momentos de necessidade.

Auxiliar de Partida OSRAM Battery Start 300
OSRAM Battery Start 300

O uso é simples. É só conectar o Power Bank à bateria e dar a partida. Ele tem a força necessária para dar a partida mesmo com a bateria arriada. Trabalhamos com o BatteryStart300 da OSRAM, um produto completo de altíssima confiabilidade, que vem inclusive com uma luz auxiliar e foi criado para momentos de extrema necessidade, como uma bateria descarregada.

Como carregar bateria automotiva?

Chegamos finalmente ao ponto alto do material. Para carregar uma bateria é preciso de um carregador de baterias. O carregador de baterias é um equipamento que consegue transformar a luz da rede em energia para carregar a bateria.

Transformar 110V ou 220V em 12V ou 24V não é tão simples. Seu sistema precisa ser robusto para suportar grandes cargas e deixar a bateria carregada em pouco tempo. O serviço precisa ser eficiente, sem desperdício e sem levar uma eternidade.

Os fornecedores de baterias aconselham que as baterias sejam carregadas em carga lenta, e todo profissional precisa de um carregador de bateria confiável. Em meio a tantas opções que você vai encontrar, deve estar se perguntando qual carregador escolher. Por isso facilitamos sua vida e mostramos o melhor carregador de baterias para o profissional do mercado automotivo.

Carregador de Bateria compacto Usina Charger
Carregador de Bateria Usina Charger

Além de ser compacto, muito eficiente e altamente confiável, elencamos algumas diferenças que são simples de notar e que tornam o Usina Charger a solução ideal:

Tabela Usina Charger x Carregador Convencional

Logística reversa das baterias automotivas

Já tratamos deste tema neste blog da Toli sobre logística reversa de baterias automotivas. Segundo André França, (à época) Secretário de Qualidade Ambiental no Ministério do Meio Ambiente (MMA), cerca de 75% da demanda nacional de chumbo do setor de baterias poderá ser suprida apenas com reciclagem. Neste processo, outras matérias-primas estão inclusas, como o plástico e o ácido sulfúrico, que retornam ao processo produtivo, criando a economia circular.

A Toli Distribuidora recicla 100% das baterias vendidas. Nossa equipe de vendas recolhe as baterias inservíveis e destina à indústria. Compromisso com sustentabilidade faz parte da cadeia de valor das baterias automotivas.

Em países mais desenvolvidos, o volume total de baterias recicladas é próximo a 95%. No Brasil, a reciclagem de baterias fica próxima a 80%. Nas grandes áreas urbanas, chega-se a 85%, porém em áreas mais remotas, pouco é recuperado. Todos fazem parte deste processo, e com pequenas atitudes, o setor pode ficar mais equilibrado e mais lucrativo economicamente.

Você pode contar com a Toli Distribuidora para efetuar o recolhimento das suas baterias usadas. Isso oferece mais comodidade, conveniência e segurança para você e o seu negócio. Além do sentimento de dever cumprido, busque atitudes mais sustentáveis que sejam boas para você, para o meio ambiente e para o planeta.

#sejatoli e tenha um parceiro forte

Toli Distribuidora, uma empresa com 40 anos de atuação, mais de 700 colaboradores e 40 mil clientes ativos. Entregamos para 7 estados através das nossas 11 unidades.

  • Atendimento via fone e Whatsapp
  • Completo Catálogo de Produtos
  • Atendimento região Sul e Sudeste
  • Especialistas em autopeças

Ficou interessado?  Seja nosso cliente.

Destaques

Confira outros posts

Vonixx no seu negócio
Por João Luzzi
19 de abril de 2024
Vila Velha: a 11ª Unidade Toli
Por João Luzzi
26 de setembro de 2023
magnifiercrossmenuchevron-down