Home
 / 
Blog
 / Logística Reversa de Baterias Automotivas

Logística Reversa de Baterias Automotivas

Por João Luzzi
7 de maio de 2021

Você pode não acreditar, mas retornar baterias esgotadas é uma parte essencial no ciclo de uma bateria.

Além das matérias-primas e de toda cadeia de produção, a reciclagem ajuda a manter os preços estáveis e simplifica toda logística. O setor de autopeças é um personagem ativo nesse processo. Quem entrega é quem busca, e a Toli possui tudo para deixar seu comércio de baterias ainda mais lucrativo.

Segundo André França, Secretário de Qualidade Ambiental no Ministério do Meio Ambiente (MMA), cerca de 75% da demanda nacional de chumbo do setor de baterias poderá ser suprida apenas com reciclagem. Neste processo, outras matérias-primas estão inclusas, como o plástico e o ácido sulfúrico, que retornam ao processo produtivo, criando a economia circular.

Em países mais desenvolvidos, o volume total de baterias recicladas é próximo a 95%. No Brasil, a reciclagem de baterias fica próxima a 80%. Nas grandes áreas urbanas, chega-se a 85%, porém em áreas mais remotas, pouco é recuperado. Todos fazem parte deste processo, e com pequenas atitudes, o setor pode ficar mais equilibrado e mais lucrativo economicamente.

Devolução na Logística Reversa

Há quem acredite que a devolução de baterias usadas não gere resultados. Para tanto, podemos analisar que além de espaço físico, riscos de contaminação e congelamento de patrimônio, o acumulo de baterias exauridas é ilegal. Segundo a Lei 12.305 de 2010, art. 33, parágrafo 4º, “os consumidores deverão efetuar a devolução após o uso, aos comerciantes ou distribuidores, dos produtos e das embalagens a que se referem os incisos I a VI do caput, e de outros produtos ou embalagens objeto de logística reversa”.

Você pode contar com a Toli para efetuar o recolhimento das suas baterias usadas. Isso oferece mais comodidade, conveniência e segurança para você e o seu negócio. Além do sentimento de dever cumprido, busque atitudes mais sustentáveis que sejam boas para você, para o meio ambiente e para o planeta.

Destaques

Confira outros posts

Vonixx no seu negócio
Por João Luzzi
19 de abril de 2024
Vila Velha: a 11ª Unidade Toli
Por João Luzzi
26 de setembro de 2023
magnifiercrossmenuchevron-down